terça-feira, 29 de março de 2022

Estilingue com mira ou sem mira, qual é o melhor? A mira no estilingue faz milagre ou quem define isso é o atirador?

Qual é o melhor estilingue? O que tem mira ou o que não tem mira? Será que a mira no estilingue faz mesmo a diferença, será que um atirador fica invencível usando um estilingue com mira?


No post de hoje iremos falar um pouco sobre os estilingues aperfeiçoados, ou seja os estilingues dotados de sistemas de pontaria e outros sistemas de orientação. Para falar desse assunto nós conversamos com pessoas que tem bastante conhecimento vivencia no mundo do estilingue.


Os chineses fabricam modelos de estilingues em vários materiais, como aço torcido, aço inóx fresado, titanium fresado, resinas e liga metálica fundida. Os chineses fabricam estilingues de primeira, segunda e terceira linha. Nos ultimos tempos os chineses encheram o mercado mundial com estilingues iguais ao mostrado na imagem acima de média qualidade feitos em resina, dotados de miras de fibra ótica, e alguns com mira laser.




Por outro lado, eles também produzem estilingues top de linha fresados em metais com máquinas CNC Router, como o mostrado acima fresado em aço inóx, dotado com miras e nivel.



O modelo acima é fresado em titanium com empunhadura em madeira dodato de engate rápido da borracha, e articulação na cabeça das hastes onde estão localizadas as miras de fibra ótica.



Na imagem acima pode-se ver um estilingue modelo espanhol usado para tiro de precisão, esse tipo de estilingue geralmente é dotado de ponto de mira ajustável vertical e horizontalmente, nivel e prumo.



 

Os estilingues modelo espanhol, podem ou não ser dotados de presilhas metálicas. Segundo informações as presilhas metálicas servem pra prender as borrachas, e em alguns casos servem para fazer o ajuste horizontal da direção do projetil.

Mas afinal! A mira faz ou não a diferença na hora de atirar?

Conversando com John Balthazar, que é fabricante de estilingue, atirador e presidente do Grupo Bertioguense de Estilingue Esportivo, atualmente o maior divulgador do estilingue como atividade esportiva no Brasil e perguntamos a ele se essa conversa de que a mira no estilingue garante mais acertos ou se isso é mito. Vamos a resposta de John.

JB - "Eu tenho estilingues convencionais, aqueles bem tradicional mesmo, feito com forquilha de goiabeira, e tenho estilingues feitos com forquilhas de goiabeira estilizadas, tenho também estilingues de vários modelos feitos em madeiras industrializadas, todos eses sem mira, e tenho os estilingues modelo espanhol que possui ponto de mira ajustável, presilhas de metal pra prender e ajustar as borrachas, eles também possuem um nível e um prumo que ajudam o atirador a alinhar a plataforma do estilingue em relação ao alvo, e costumo atirar com todos eles, desde os mais básicos ao mais bem elaborado com seus dispositivos de pontaria, e posso garantir que consigo os mesmos acertos com os estilingues sem mira e os mesmos acertos com os estilingues com mira, da mesma forma que também consigo os mesmos erros com ambos.

Atirar com estilingue é uma ciencia, onde um micro descuido leva o atirador ao erro. Para se obter acertos repetidos no tiro com estilingue é preciso muito treinamento técnico e sistemático, é necessário observar e por em prática os 5 procedimentos básicos para se efetuar um tiro perfeito com estilingue, existe até uma equação sobre esses 5 procedimentos que é a seguinte: " A mesma + O mesmo + O mesmo + No mesmo + O mesmo = acerto." Se faltar, se um dos itens dessa equação não for observado e aplicado o atirador erra o tiro.

Quanto aos estilingues chineses com mira que estão vendendo por aí, isso é uma jogada de vendedores, pra pegar e enrolar os atiradores iniciantes, pois esses no entender deles o ponto de mira de fibra ótica no estilingue garante a vitória no campeonato. Depois de algum tempo esses atiradores iniciantes acabam descobrindo que o ponto de mira não garante nada, principalmente a mira laser, e que ele é apenas um ponto de referencia que deve ser somado a outros procedimentos e muito treino. Alguns desses atiradores iniciantes quando enxergam a realidade  acabam frustrados e largam o estilngue de lado e migram para as carabinas de ar comprimido, e tudo isso graças a alguns vendedores que agem de má fé e empurram nos menos informados essas porcarias que nem os chineses que fabricam esses estilingue os usam no dia a dia, um exemplo é o atual campeão do mundo que ganhou a copa da Itália com um simples FeiHu."


Buscando respostas pra elucidar esse tão debatido assundo, nós conversamos com o bisneto do homem que descobriu o ponto de ancoragem observando os tiros de um arqueiro, conversamos com o senhor James Robert MacDowell e perguntamos a ele o que achava dessa conversa de que o ponto de mira faz a diferença na hora de atirar e que esse pequeno ponto de referencia faz a diferença e garante a vitória nas competições, e vejamos o que ele nos disse.

JRM - "Quando meu bisaavô numa tarde de verão cravou os olhos nos movimentos de um arqueiro que estava a atirar em nosso clube de campo, e percebeu que com aqueles simples movimentos faziam a flecha cravar na bola amarela no centro do alvo, ele viu uma grande possibilidade de mudar a história da pratica do tiro com estilingue, pois até aquele dia o tiro com estilingue era instintivo e pra acertarmos o alvo dependiamos da sorte, ou algumas pessoas privilegiadas que tinha uma excelente memoria muscular. Naquela mesma tarde meu bisavô começou as suas experiencias e segundo relatos do meu avõ e do meu pai, já nos primeiros 50 tiros ele conseguiu resultados satisfatórios, e ele seguiu adiante afinando ainda mais a sua nova técnica de tiro até chegar a perfeição depois de muitos meses de treinamento técnico. Logo ele ensinou ao meu avô, que ensinou pro meu pai que me ensinou, durante esse tempo ele também ensinou para alguns amigos que ensinaram pra outros e logo a técnica dos MacDowell se espalhou por toda a nossa cidade e estado e pelo resto do país, não demorou muito pra chegar na Europa, na Ásia e com o nascimento da internet se espalhou pelo mundo. Você me perguntou o que eu acho dos estilingues com mira? Vou te responder, desde os tempos do meu bisavô, até os dias de hoje, eu nunca usei esse tipo de estilingue, todos os nossos estilingue eram e são estilingues sem mira, alguns são bem elaborados, mas são estilingues normais, somente o cabo, a borracha e a bolsa de couro e nada mais. No meu entendimento esses estilingues com mira cheios de acessórios coloridos servem apenas pra iludir os menos experientes, pra mim o tal ponto de mira serve apenas pra coçar as costas, atiro muito bem sem ele."


Agradecemos os depoimentos do John e do James R. MacDowell, e podemos tirar a seguinte conclusão, os estilingues sem ponto de mira, fazem muito bem o mesmo trabalho que fazem os estilingues com ponto de mira, na realidade a performance de ambos os estilingues depende 90% do treinamento e técnica do atirador, do que ter ou não ponto de mira, e segundo apuramos, os estilingues com mira trata-se de mais um engodo para iludir os menos experientes.



By Bob Perkins  



OTT ou TTF o que é isso e o que significa?

Muita gente ja ouviu falar em estilingue OTT ou TTF, mas muito pouca gente sabe o que é e o que significa estas expressões. Nesse post vamos...