segunda-feira, 23 de março de 2020

A Origem e um Pouco de História do Estilingue

O primeiro registro da história que um homem usou um instrumento portátil para lançar uma pedra em um alvo a distância, foi na Bíblia na passagem de Davi e Golias, onde Davi usou uma funda para atirar uma pedra e derrotar o Gigante Golias. 



De la pra cá a funda foi aperfeiçoada para lançar o projetil mais longe, e com isso a funda foi presa a uma vara e nasceu o fustibalo.


existiu varias formas de fustibalo, pois cada um criava a sua versão do fustibalo, mas a versão mais comum é a que usava uma vara semi flexivel com uma forquilha na ponta.


Depois da funda e do fustibalo, houve outros artefatos que lançavam pedras a distância, até quem inventaram o estilingue que usa borracha como propulsor e é desse tipo de estilingue que vamos falar a partir de agora.

O termo estilingue tem origem no inglês, Sling = Funda, e Shot = Tiro, formando a palavra slingshot que ao pé da letra significa Tiro com Funda, que é o termo em inglês usado para definir o estilingue. A origem certa do estilingue pouca gente sabe, e supunha-se que ele houvesse sido inventado nos Estados Unidos da América a mais ou menos uns 176 anos atrás, pois foi em 1839 que Charles Goodyear começou suas pesquisas para inventar um novo tipo de borracha, e finalmente em 1844 ele inventou a borracha vulcanizada, que possibilitaria corta-la em tiras e fazer o estilingue que conhecemos e usamos hoje. 

Ao contrário do que muita gente supunha, o estilingue não foi inventado nos Estados Unidos, e sim na Russia, o estilingue foi inventado para ser uma versão menor de uma arma de guerra bem maior chamada ROGATINA que foi usada na Russia antiga. Essa nova versão da ROGATINA em tamanho menor ja usava a borracha como fonte de energia sinética era conhecida pelo nome de ROGATKA na Russia. O nome foi derivado da palavra "rog" que significa chifre em russo.


Depois da primeira versão da ROGATKA muitas outras foram criadas, com tamanhos e formatos diferentes que facilitavam o seu transporte e utilização.


Mas foi a partir da versão mostrada na imagem acima que veio a ideia do uso de forquilhas de árvores, que facilitou ainda mais o seu transporte pois os soldados transportavam apenas a borracha, e coletavam a enorme forquilha no local.




Sei que todos ja devem estar se perguntando como o estilingue chegou no formato atual que podemos carregar no bolso ou de forma dissimulada. Pois bem; a resposta é bem simples, da mesma forma que filhos de policiais e filhos de militares dos dias de hoje gostam de brincar com armas de brinquedo, os filhos dos soldados da Russia antiga, também gostavam de imitar os pais, e por isso os pais construíam pequenas ROGATKAS para que seus filhos as usassem como brinquedo, e com o passar do tempo os adultos perceberam que esses pequenos brinquedos com os devidos ajustes poderiam ser utilizados para caçar aves e pequenos animais, e a ROGATKA, o nosso estilingue de hoje ficou popular no mundo todo.


No inicio o estilingue era feito na sua maioria com tiras de câmaras de ar de bicicletas e automóvel e outros tipos de mantas de borracha, principalmente nas décadas de 1920 a 1970. 


Uma das evoluções do estilingue foi no inicio da década de 1980 quando a tripa de mico ou borracha tubular começou a ser usada com mais frequência nos estilingues, apesar de já ser usada anteriormente nos Estados Unidos e Europa, ela começou a ser usada no Brasil, foi no final da década de 1980 que ela se popularizou, pois podia ser encontrada com preços mais acessíveis.

Mas foi no inicio dos anos 2000 que o estilingue deu o seu maior salto com o uso das faixas elásticas usadas pra fisioterapia as Thera Band ou Carci Band e outras marcas, ja as borrachas tubulares também evoluíram, pois surgiram as Thera Tubes que assim como as faixas elásticas, elas tem a sua potencia determinadas pelas cores. 




As borrachas chinesas também entraram no mercado dos estilingues, a Dankung produz uma das melhores borrachas tubulares com diametros variados, potencias variadas, e preços competitivos do mercado. 




Da mesma forma que o estilingue evoluiu, as munições também evoluíram, pois ao invés das famosas pedras, os estilingue passaram a lançar bolas de gude, mas são as esferas de aço, por terem a forma esférica perfeita, e por terem o mesmo peso que contribuem para o aumento da sua precisão, velocidade, e impacto.



Apesar dos estilingues tradicionais, os chamados estilingues caipira, ou estilingues naturais ainda serem muito usados em todas as regiões do Brasil, e na maioria dos países do mundo, existem vários novos modelos de fabricação artesanal e industrial no mercado nacional e internacional a disposição dos praticantes do estilingue esportivo ou hobbistas. Esses estilingues são feitos em vários materiais que vão desde madeira, resinas, polímeros, metal, micarta e etc.


As faixas elásticas também evoluíram, pois até as Thera Band os estilingues eram feitos na base do improviso, improvisávamos as forquilhas, as borrachas, improvisávamos as malhas de couro e etc. Hoje a coisa mudou, pois surgiram no mercado internacional fabricantes de borrachas feitas especialmente para estilingues, como é o caso da PRECISE e SUMEIKE. Mas a revolução das faixas elásticas foi o lançamento das faixas da GZK, que além de maior durabilidade, em comparação com as Thera Bands e outras, elas tem espessuras variadas de acordo com a necessidade e gosto dos usuários.



Além das faixas elásticas a GZK também fabrica borracha tubular, malhas de micro fibra cortadas a laser, e uma série de outros produtos como forquilhas e acessórios, como alvos, fitilhos para amarração, cortadores, réguas de corte, gabaritos pra corte e etc...


Assim como outros setores da economia mundial, o mundo e mercado do estilingues esta em uma contínua evolução e conquistando mais e mais adepto a cada dia graças ao estilingue esportivo que cresce a cada dia devido as competições que estão acontecendo no mundo todo. Depois da primeira Copa do Mundo de Estilingue feita em 2018 na Itália, muitas outras grandes competições surgiram ao redor do mundo, em 2022 será realizada a segunda Copa do Mundo de Estilingue, e com certeza terá um numero maior de países participantes.

No Brasil as competições estão acontecendo na maioria das cidades interioranas do Brasil, mas ainda é preciso muita luta para que o estilingue seja reconhecido como modalidade esportiva no Brasil, e que haja uma unificação e padronização das regras, e adoção dos padrões internacionais, pois num futuro não muito distante, estaremos sediando algum evento internacional da modalidade.

Até o próximo post!

Agradecimento a John Balthazar, presidente do Grupo Bertioguense de Estilingue Esportivo de Bertioga - SP, pelas dicas que ele tem nos dado para mantermos nosso blog sempre com novidades e informações do mundo do estilingue seja ele esportivo ou hobby e lazer.

By Bob Perkins










Nenhum comentário:

Postar um comentário

OTT ou TTF o que é isso e o que significa?

Muita gente ja ouviu falar em estilingue OTT ou TTF, mas muito pouca gente sabe o que é e o que significa estas expressões. Nesse post vamos...